Igreja de Nova Vida em Campo Grande

Deus criou e abençoou o amor verdadeiro entre um homem e uma mulher; Mas quais as características desse amor? Como identificá-lo? Como distinguir entre “paixão” superficial e amor genuíno? O livro de Cantares identifica muitos elementos do amor verdadeiro, mas dois se destacam. O amor verdadeiro sabe ESPERAR e o amor verdadeiro é EXCLUSIVO.

Na realidade, há vários tipos de amor. Na antiguidade, os gregos usavam pelo menos três palavras para identificar o tipo de amor a que estavam se referindo: A primeira “Eros”, que se refere ao amor sexual. Descreve os sentimentos eróticos entre um homem e uma mulher. No plano de Deus, esses sentimentos devem ser expressos no casamento.

A segunda “phileo”, descreve o amor entre pais e filhos. É o amor de amizade e fraternal.

A terceira e mais sublime é o amor “Ágape”. Amor que caracteriza Deus. Em 1 Coríntios 13:4-7 o apóstolo Paulo nos mostra 15 características do amor. Um casamento fundamentado no amor ágape pode sobreviver a qualquer tempestade ou crise que a vida traz. Por que? Porque está ligado à fonte eterna que é Deus.

 A Palavra de Deus nos diz que o amor nunca acaba. Não importam as circunstâncias. Esse amor vence tudo por causa das suas qualidades intrínsecas.

 Atualmente vemos o amor sendo tratado de forma banal e sem sentido.  Temos caracterizado o amor, aquele que deveria trazer a shekinah, o poder de Deus sobre o relacionamento com o outro no ato de amar em todas ás formas e expressões genuínas; em relacionamentos que não expressam nenhuma santidade, nenhuma amizade, nenhuma característica descrita por ‘Paulo’ em 1Co 13.

Temos nos deparado com a realidade da procura exaustiva do “amor” no outro aleatoriamente; pessoas alertas a todo tempo na expectativa, na procura de um companheiro (a) que possa expressar este “amor”; Seria este o namorar? Porquê do namorar? Seria para passar o tempo? Suprir carências ou simplesmente porque é bom estar no “estado” de namoro?, ou seja, a sensação e expectativa do alguém para ligar, da troca de carinho. Porque temos querido despertar este amor, sem bases e fundamentos?

A Palavra nos mostra através do livro de Cantares algo muito interessante:

 “não acordeis nem desperteis o amor, até que este o queira”.

 2:7 - Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o amor, até que este o queira.

3:5 - Mulheres de Jerusalém, eu as faço jurar pelas gazelas e pelas corças do campo: Não despertem nem incomodem o amor enquanto ele não o quiser.

8:4 - Mulheres de Jerusalém, eu as faço jurar: Não despertem nem incomodem o amor enquanto ele não o quiser.

O amor verdadeiro sabe esperar, e por isso, pode desfrutar ao máximo as delícias que Deus reservou para o casal. O amor verdadeiro não é precipitado ou impaciente. Não precisa manipular as circunstâncias para conquistar o amor.

Não precisa seduzir para chamar atenção para si mesmo. Não precisa “se entregar” com medo de perder o amado.

O amor é algo preparado e que Deus envia inesperadamente e no tempo que não somos despertados, somos na verdade preparados para receber este amor de forma especial, genuína, que honre a Deus. O amor esperado, nos faz crescer em sabedoria e entendimento, sem ânsias, mas simplesmente em santidade.

Há uma inversão de valores em nossos dias e, precisarmos ser criteriosos e fiéis à Palavra!

A Palavra dá toda uma importância ao amor fiel e verdadeiro que sabe esperar o devido tempo para desfrutar do prazer que Deus reservou para o relacionamento conjugal entre o homem e a sua mulher.

 

1 Coríntios 13

“É paciente… não arde em ciúmes… não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses… tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

O amor é exclusivo: Cantares 2:16  “O meu amado é meu, e eu sou dele”

 Deus reserva os maiores prazeres românticos para aqueles que sabem esperar o tempo.

Dele! Por isso, o amor perfeito é caracterizado por Esperança e Exclusividade:

“Não acordeis nem desperteis o amor, até que este o queira.”

“Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu”

A benção do Eterno esteja sobre vocês, mulheres prudentes que ouvem a voz do Senhor,  saibamos aguardar o momento certo!

Um beijo.  Tatiane Firmino.

About these ads

Comments on: "NÃO DESPERTE O AMOR, ATÉ QUE ELE QUEIRA!!!" (6)

  1. Ester said:

    Amei o artigo. Diretamente do trono do Deus vivo e poderoso ao qual eu sirvo. Por muito tempo este versículo de Cantares, ecoava na minha cabeça, hoje resolvi buscar algo que falasse a respeito, e encontrei este texto. Artigo abençoado:*

    • Bom dia, Esther!

      Feliz ano novo!

      Ficamos felizes em saber que algo que sai de nós é verdadeiramente vindo do Pai, e quando se frutifica é de fato a confirmação da revelação da Palavra de Deus para nós.

      Um beijo e no que pudermos ajudar, orar, compartilhar e tudo mais, conte com agente. Ok!

      O Senhor te abençoe e te guarde!
      Com carinho. Tatiane

  2. Elton Wegrzynek said:

    Maneiro mesmo muito bom as vezes pessoas namoram com pessoas que não sabem se realmente tem a intenção de ama-las seria prudente não despertar o amor em quem realmente não temos a intenção de amar, mas isso já nem sempre é possível então pelo menos tentar se relacionar com quem realmente se ama é o básico e ter a certeza que você quer passar a eternidade com esta pessoa tornaria o relacionamento abençoado e extremamente polido e se acaso a relação perder o brilho você da polimento a ela até que resplandeça como nova.

  3. Sandra Alencar de C. D. Vieira said:

    TATINHA, amei o seu artigo. O texto Bíblico é maravilhoso e a sua interpretação.
    Deus Te abençoe mais e mais!!!

Obrigado. Deus abençoe!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 102 outros seguidores

%d bloggers like this: