#Mulheres que mudam o mundo

Há ou A?

1

Saiba mais…

Para saber se você deve usar a ou  apresentamos aqui algumas dicas para facilitar a eliminação de dúvidas a esse respeito:

Usa-se quando o verbo haver for impessoal (só ocorre na 3ª pessoa do singular) e sinônimo de existir, ocorrer, acontecer, realizar-se e fazer.

Exemplo: Há bons alunos aqui. (Existem)
Houve vários desastres. (Ocorreram)
Houve uma grande festa no aniversário da cidade. (Realizou-se)
Há muito tempo que não como esse bolo. (Faz)

Exemplo: um modo mais fácil de fazer essa massa de bolo.
Existe um modo mais fácil de fazer essa massa de bolo.

Ainda como impessoal, usa-se quando o verbo haver indicar tempo decorrido, assim como o verbo fazer.

Exemplo: Não o vejo há (faz) quinze dias.

Não se encontram há (faz) tempos.
Saiu daqui há (faz) duas horas.

A é preposição e indica tempo futuro ou exprime distância.

Exemplo.: Sairei de casa daqui a duas horas. (futuro)
Daqui a pouco os convidados chegarão. (futuro)

Estava a um passo de mim e eu não percebi. (distância)
Moro a dois quilômetros da escola. (distância)

Importante: Não se usa “ muitos anos atrás”. O uso do rejeita o atrás quando se refere a tempo: Há seis anos atrás fui contratado pela empresa, portanto, é redundante.
O correto: Há seis anos fui contratado pela empresa.  OU  Seis anos atrás fui contratado pela empresa.

Comentários a: "Há ou A?" (1)

  1. Giovana Dantas said:

    Woohooo!!!! Parabéns!

Obrigado. Deus abençoe!

Nuvem de etiquetas